sábado, 25 de fevereiro de 2012

Convite, defesa de mestrado: UMA HISTÓRIA VISUAL DA NUDEZ E SENSUALIDADE FEMININA NA REVISTA O CRUZEIRO (1966-1970)



Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em História - PPGH

Título:
"UMA HISTÓRIA VISUAL DA NUDEZ E SENSUALIDADE FEMININA NA REVISTA O CRUZEIRO (1966-1970)"

Mestrando:
Eric Allen Bueno

Banca:
Dr.ª Márcia Ramos de Oliveira (Orientadora - UDESC)
Dr. Rafael Rosa Hagemayer (UDESC)
Dr.ª Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus (UFF)
Dr. Luiz Felipe Falcão (Suplente - UDESC) 

Data: 29/02/2012
Local: Sala 48, FAED/UDESC, Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorumbi, Florianópolis-SC


Resumo:
Como é que a nudez e sensualidade feminina se tornaram visualidades comuns na Cultura Visual brasileira? Partindo desta problemática, a presente pesquisa analisa a forma como as mulheres foram representadas em fotorreportagens na revista O Cruzeiro em um momento chave, o fim dos anos 1960. Período em que o corpo nu e sensual feminino vai ganhando espaço na mídia e ao mesmo tempo em que se discute a questão do divórcio e da maior liberdade sexual. Na pesquisa, são contemplados a equipe de repórteres de O Cruzeiro e que vai desde Indalécio Wanderley (o "fotógrafo das misses") até o eclético Ubiratan Lemos, mostrando não só como as garotas eram despidas pelo olhar fotográfico, mas também, o que se falava sobre elas e como falavam. Além disso é contemplada a passagem de Stanislaw Ponte Preta na revista, enfocando uma de suas criações, as "Certinhas", lindas garotas fotografadas em poses sensuais pelo fotógrafo Augusto Valentin.

Palavras-chave: História Visual. Cultura Visual. Tempo Presente.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Evento: Simpósio temático: História, Arte e Humor, no encontro regional da ANPUH-SC


É com grande satisfação que os (as) convido para participar do simpósio temático História, Arte e Humor, coordenado pela minha amiga, a competente pesquisadora Michele Bete Petry, no XIV Encontro Estadual de História – “Tempo, memórias e expectativas”, que irá acontecer em Florianópolis, na UDESC, nos dias 19 a 22 de agosto de 2012.

Ementa: Sob a tendência da Nova História Cultural, registros que antes pareciam não ter significado algum são buscados para contar uma história de temas novos ou revisitados, como o das mentalidades, da cultura popular, do cotidiano e da política. Entre os documentos que seguiam às margens da historiografia, certamente estavam as expressões gráficas de humor. Expressões artísticas ordinárias, grotescas e efêmeras, as caricaturas, charges e cartuns (incluídas neste último gênero as histórias em quadrinhos), veiculados em revistas, jornais e sítios eletrônicos, deixaram de ser apenas desenhos de entretenimento instantâneo para adquirirem o estatuto de documentos que permitem a elaboração de narrativas sobre o “tempo, memórias e expectativas”. Tal mudança, contudo, ocorreu com maior ênfase somente a partir da primeira década do século XXI, quando, entre tantas “viradas” houve uma espécie de “virada humorística” na história. Assim, este simpósio temático tem o objetivo de discutir as relações entre História, Arte e Humor, reunindo pesquisadores que desenvolvem estudos teórico-metodológicos sobre o tema ou que realizam trabalhos a partir do uso de expressões gráficas de humor como fontes de pesquisa.
Palavras-chave: História, arte, humor.


Link: http://www.anpuh-sc.org.br/encontro_2012_simp%20lista.htm

Evento: I Fórum Nacional De Pesquisares Em Arte Sequencial






































Será realizado em Leopoldina (MG), o I Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, no dia 31 de março de 2012. O evento foi concebido a partir de diálogos entre pesquisadores de várias regiões do Brasil e tem por objetivo incentivar o debate e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e pessoas que, se alguma forma , se desenvolvem algum trabalho/pesquisa com cinema, quadrinhos e outras narrativas sequenciais. 

O evento está sendo promovido pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes de Leopoldina e tem o apoio de vários grupos de pesquisa nacionais e de instituições locais.

As inscrições estão abertas a partir de 15 de janeiro.

Evento: Simpósio temático "Imagem e Cultura Visual" no encontro regional da ANPUH-RJ

No “XV Encontro Regional de História – ANPUH-RJ Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa” que acontecerá em São Gonçalo, nos dias 23 e 27 de julho de 2012 na FFP/UERJ, terá o simpósio temático: 026. Imagem e Cultura Visual

Coordenadores: MARIA TERESA VILLELA BANDEIRA DE MELLO (Doutor(a) - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro / UERJ), PAULO KNAUSS (Pós Doutor(a) - Universidade Federal Fluminense)
Resumo: O Simpósio pretende tratar o campo da história da imagem, a partir de estudos sobre imagens artísticas e imagens técnicas, interrogando o olhar como construção social e histórica para colocar em discussão o conceito de cultura visual.
Justificativa: A historiografia contemporânea tem sido renovada pela valorização das imagens como fontes. Por sua vez, o estudo da história da imagem tem permitido renovar a interrogação histórica evidenciando como as formas de expressão e os sentidos participam dos tempos históricos. Nesse sentido, as imagens passam a ser pensadas não apenas como fontes de investigação, mas como objeto de interrogação e sujeitos históricos, definindo um campo de pesquisa histórica particular que ultrapassa os inventários iconográficos ou o uso ilustrativo da imagem. Assim, o estudo da imagem tem aberto um campo próprio de estudo das práticas de produção de imagens e criação visual, bem como para o tratamento da educação e das práticas de olhar, salientando a historicidade dos sentidos. Assim, o conceito de cultura visual tem se afirmado no debate e na bibliografia especializada, o que justifica seu estudo e discussão na atualidade para os pesquisadores da história da imagem.

Página do simpósio:
Página dos outros simpósios:

Arquivo on-line: Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira




O Banco de Conteúdos Culturais é um site que reúne informações sobre o cinema brasileiro e também, sobre a extinta TV Tupi. Nele você encontra fichas-técnicas, pôster dos filmes, fotografias, vídeos e outras coisas. O problema do site é que várias imagens estão com a marca d água da Cinemateca Brasileira, o que corrompe sua estética original. Entretanto, é um acervo valioso e muito útil na pesquisa.

Visite: http://www.bcc.org.br/